sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

The Fall: Norah Jones regressa com novo álbum

Por Grethel Ceballos

Norah Jones lançou um novo trabalho. «The fall» é o quarto álbum de originais da cantora e mistura vários estilos musicais. Espera-se que Norah Jones, de visual renovado, apresente este novo álbum numa digressão no próximo ano.

Norah Jones singrou no panorama musical internacional com o seu som, que bebia directamente nas fontes do jazz. Desde 2007 sem lançar um novo trabalho, quando «Not Too Late» vendeu 1,58 milhões de cópias, Norah regressa com um novo álbum.

Já disponível no mercado português, «The Fall», ou Outono, pode também significar uma queda ou uma mudança de ritmo. A pianista, cantora e compositora assume que «é tudo isso e muito mais». Em entrevista ao Expresso afirma que seu novo trabalho é reflexo das vivências pessoais com muita fantasia à mistura.

«Há um tom muito confessional neste álbum, mas não é exactamente um diário. Acho muito importante não nos censurarmos e por isso escrevo o que sei. Às vezes relaciona-se muito facilmente com o que estou a viver, mas às vezes são só tretas (risos). É exagerado. Quer dizer, piratas não conheço nenhum. Não é literal», afirma a cantora.

«Chasing Pirates» é o single de apresentação, uma das 13 faixas que cada vez mais se afastam das raízes «jazzistas» da artista.

Com estilo musical e visual renovado

As melodias do novo trabalho já conquistaram os portugueses. «The Fall» é o álbum mais vendido da secção jazz e está em quarto lugar do top de vendas das lojas FNAC.

Os dois anos de silêncio, mas de pesquisa, resultaram numa mistura de jazz, rock, folk, country, blues e até vaudeville. Uma nova sonoridade que conjuga a melancolia habitual de Norah e uma porção de renovada sensualidade.

Nos mini concertos de apresentação do novo álbum tem surgido de cabelo curto, batom vermelho e vestidos colantes.

Com um visual diferente, Nora agarra-se mais à guitarra e menos às teclas. Tenta assim estar a altura dos nove Grammy que já venceu e dos 36 milhões de discos que já vendeu pelo mundo inteiro em 7 anos de carreira.

Novo álbum, nova banda


Norah fez também algumas mudanças na sua banda. Entre os músicos que tocam no novo álbum estão o baterista Joeu Waronker (Beck, R.E.M), James Gadson (Bill Withers), o tecladista James Poyser (Erykah Badu, Al Green), os guitarristas Marc Ribot (Tom Waits, Elvis Costello) e Smokey Hormel (Johnny Cash, Joe Strummer).

«Eu tinha muitas ideias que gostaria de tentar, mas não sabia exactamente como executar sozinha. Depois de conversar com King, entramos em sintonia rapidamente, e ele entendeu muito bem o que eu estava querendo», disse Norah ao Metro França. Jacquire King, produtor do projecto (e de artistas como Kings Of Leon, Tom Waits, Modest Mouse, entre outros), é apontado como o principal responsável da mudança evidenciada. Este álbum contou ainda com a contribuição de compositores como Ryan Adams, Will Sheff, Okkrvil River, Jesse Harris e outros.

Com a vontade de se reinventar e de aparecer diferente aos seus últimos trabalhos, Norah Jones volta a surpreender. Espera-se que a digressão de «The Fall» faça escala em Portugal para o próximo ano.

0 comentários:

Enviar um comentário

Enviar um comentário