domingo, 13 de dezembro de 2009

Nas peugadas de Bartolomeu Dias

Por Fábio Lima

Portugal colocado no Grupo G, juntamente com Brasil, Coreia do Norte e Costa do Marfim

O futuro das 32 selecções apuradas para o primeiro campeonato do mundo realizado em África foi decidido a 4 de Dezembro, na Cidade do Cabo. Numa cerimónia marcada por momentos musicais tipicamente sul-africanos, os apresentadores foram a actriz Charlize Theron e pelo secretário-geral da FIFA Jerome Valcke. Portugal estava colocado no Pote 4, não sendo cabeça de série do sorteio, facto que prejudicou a selecção das «quinas».

Após um apuramento que se assemelhou à árdua tarefa que Bartolomeu Dias teve para transpor o Cabo das Tormentas, a selecção nacional de futebol conseguiu seguir as pisadas do famoso navegador e estará presente no lote das melhores selecções do mundo. A África do Sul será o palco dos sonhos de 32 selecções, que esperam chegar ao estádio Soccer City em Joanesburgo e ser a última equipa a festejar, levando o ceptro mundial para casa.

Sob o olhar atento de Bartolomeu Dias, cuja estátua se encontra em frente ao edifício onde foi feito o sorteio, os mais de 10 milhões de portugueses viram calhar-lhes em sorte as selecções do Brasil, Coreia do Norte e Costa do Marfim. A bola com o nome da selecção lusa foi retirada pelo etíope Haile Gebreselassie, recordista mundial da maratona e muitas vezes campeão olímpico e mundial de provas de longa distância.

Um dos aspectos negativos desta prova será a estação do ano em que será jogada. O Inverno marcará a competição, quando na África do Sul neste período raramente se realizam provas desportivas devido ao frio que se faz na região. Portugal acaba por ter a sorte de ser a única selecção das 32 a jogar sempre ao nível do mar.

Os adversários

O Brasil é claramente o adversário mais complicado. Com cinco Campeonatos do Mundo conquistados, o escrete canarinho é sempre um eterno candidato. Kaká surge como figura de proa de um plantel que conta com Luís Fabiano, Alexandre Pato ou os “portugueses” Luisão e Ramires. Com toda a qualidade evidente, destaca-se como aspecto mais positivo o facto de enfrentarmos a selecção sul-americana apenas na 3ª jornada.

A Coreia do Norte regressa aos Campeonatos do Mundo 44 anos depois, e novamente defrontará Portugal. Em 1966, Eusébio marcou quatro golos que permitiram anular uma desvantagem de 3-0 ao intervalo. Em 2010, Portugal voltará a ter que derrotar uma equipa asiática que joga tradicionalmente com cinco defesas, num esquema mais virado para a contenção do que para o ataque deliberado.

Por fim, a Costa do Marfim é provavelmente a melhor selecção africana da actualidade, segundo o comentador da RTP Luís Freitas Lobo. Didier Drogba é o jogador mais perigoso dos Les Éléphants. Mas não se pode retirar a qualidade ou mérito a Salomon Kalou, Didier Zokora ou ao culé Yaya Toure.

No primeiro jogo defrontaremos os africanos, num encontro agendado para Port Elizabeth a 15 de Junho. A segunda partida será contra a Coreia do Norte, seis dias depois, na Cidade do Cabo. Na última jornada, o encontro com o Brasil pode muito bem servir “apenas” para decidir o primeiro classificado, jogado em Durban em 25 de Junho. O primeiro jogo habitualmente marca o passo neste tipo de competições e torna-se realmente importante alcançar um bom resultado ante a Costa do Marfim para se poder “embalar” para um Campeonato positivo.

Eusébio, figura ímpar do futebol nacional, recordará certamente emoções do Mundial de 1966, quando Portugal teve confrontos com o Brasil (vitória por 3-1) e com a Coreia do Norte (vitória épica por 5-3).

Os outros grupos

Nos restantes grupos, destaca-se o Grupo D, com a presença da Alemanha, Austrália, Sérvia e Gana. Os germânicos são os favoritos e a disputa pela outra vaga será intensa. O organizador – África do Sul – terá como adversário o México, o Uruguai de Maxi Pereira ou Cristian Rodriguéz e a apurada com polémica França. No grupo B, a Argentina contará com o melhor jogador da Europa Leo Messi, para fazer frente a Nigéria, Coreia do Sul e a campeã europeia de 2004 Grécia. O Grupo C contará com Inglaterra, Estados Unidos da América, Argélia e a surpresa Eslovénia.

A laranja mecânica – Holanda – terá pela frente a Dinamarca, Japão e os Camarões no Grupo E. O jogador paraguaio do Benfica Óscar Cardozo terá como adversários a Itália, Nova Zelândia e estreante Eslováquia de Marek Cech. Por fim, os actuais campeões da Espanha terão pela frente a Suíça, as Honduras e o Chile de Mattias Fernandéz.

0 comentários:

Enviar um comentário

Enviar um comentário