domingo, 13 de dezembro de 2009
Por Fábio Lima

Decorreu a 28 e 29 de Dezembro mais uma campanha de angariação de alimentos levada a cabo pelo Banco Alimentar contra a Fome, organizada a nível nacional em 17 regiões do país. Intitulada «Dê a melhor parte de si ao Banco Alimentar: a sua solidariedade», a iniciativa logrou angariar perto de 2500 toneladas em todo o país.

Viana do Castelo recebeu pela primeira vez uma campanha do Banco Alimentar contra a fome, desde a abertura de uma filial da organização na Princesa do Minho, em Junho. A campanha, que abrangeu trinta e um supermercados e hipermercados, contou com a preciosa ajuda de 350 voluntários de todas as idades.

Na voz de Fátima Cortês, responsável para o distrito, a iniciativa visa fazer face a um «nítido e franco acréscimo» de gente que precisa de ajuda alimentar, sobretudo em consequência do desemprego. «Mas há também muita pobreza envergonhada, de gente que viveu bem e não soube controlar a vida e que agora precisa de ajuda para comer», acrescentou.

Durante os dois dias de campanha, o Banco Alimentar conseguiu reunir perto de 70 mil toneladas de alimentos. Leite, conservas, azeite, açúcar, farinha, bolachas, massas e óleos foram alguns dos produtos oferecidos. Depois de serem contabilizados, estes bens alimentares serão encaminhados para duas instituições em cada um dos concelhos do Alto Minho.

Em todo o país, mais de vinte cinco mil voluntários conseguiram recolher 2498 toneladas de alimentos, num total de 1323 superfícies comerciais, mais trinta por cento que em igual campanha realizada no ano de 2008. Com o aproximar do período natalício, o Banco Alimentar não quer deixar de dar alguma réstia de esperança às famílias mais necessitadas do país, dando-lhes alimentos que lhes permitirão ter uma vida melhor. Ainda assim «apesar de a quantidade ser bastante positiva, nunca é suficiente para colmatar a escalada de famílias nesta situação de pobreza», fez notar a responsável por um dos supermercados em Viana do Castelo.

Dando sequência à campanha organizada no fim-de-semana transacto, o Banco Alimentar tem ainda disponíveis, na maioria das superfícies, cupões para apoiar a Campanha 'Ajuda Vale'. Esta iniciativa consiste na compra de cupões-vale de cinco produtos seleccionados (azeite, óleo, leite, salsichas e atum), e posteriormente o cliente faz o pagamento do produto e este é entregue ao Banco Alimentar.

0 comentários:

Enviar um comentário

Enviar um comentário